quinta-feira, 3 de julho de 2014

A cirurgia e o dia seguinte

Bom, minha cirurgia foi feita numa quarta-feira. Foi muito tranquila, eu entrei no centro cirúrgico do hospital lá pelas 16:30 e lá pelas 17:15 já estava sendo operado. A anestesia que é feita é a anestesia raquidiana, aquela que você fica sem sentir nada da cintura pra baixo. Para fazer a anestesia é enfiada uma agulha enorme na sua coluna, mas apesar de muito falarem que dói bastante, eu não senti dor nenhuma, até porque a agulha é super fina, apesar de ser comprida. Foi bem tranquilo para mim.

Depois que o anestesista terminou, em questão de 2 minutos eu já não sentia mais praticamente nada da cintura pra baixo, em menos de 4 minutos eu não sentia absolutamente nada, apenas um formigamento nas pernas, daqueles que você sente quando senta em cima da perna, por exemplo. Eu achava que seria esquisito não sentir nada da cintura pra baixo, que seria como se eu não tivesse essa parte do corpo, mas não é assim. Você sente um formigamento na perna, você sente que tem a perna, mas as pessoas podem bater nela a vontade, que você não sente nada além do formigamento.

O durante a cirurgia foi bem tranquilo, como eu conhecia todos os médicos que estavam me operando (trabalho no hospital) deu até pra conversar um pouco enquanto me operavam. A operação não levou mais do que 20 minutos, e no final o médico ainda me mostrou a parte da minha bunda que ele tirou, um baita pedaço de bife, diga-se de passagem.

Após a cirurgia, lá pelas 18h, me levaram pro quarto e tive que ficar numa mesmo posição (de barriga para baixo) por 12h, até passar totalmente o efeito da anestesia. Essa parte é uma das piores, pois você não consegue mexer nada da cintura para baixo, então fica muito difícil de se movimentar, além do fato de que você não pode mexer o seu pescoço, porque deve deixar a coluna reta, pois a anestesia foi feita nela. Tentar dormir é o melhor a se fazer nessa hora.

Eu dormi durante 6h aquela noite, e quando acordei, as 6 da manha do dia seguinte, já conseguia sentir minhas pernas normalmente, levantei, fui ao banheiro, tudo normal, como se nunca tivesse feito anestesia raquidiana.

O meu primeiro curativo foi feito quando completou 24h da cirurgia, e essa é a pior parte de todo o processo dessa cirurgia. As primeiras trocas de curativo são realmente muito doloridas. Não vou mentir aqui só pra encorajar quem vai fazer essa cirurgia, vou falar a verdade e realmente dói bastante.

Abaixo segue uma foto de como estava logo depois que o enfermeiro tirou o curativo que o médico havia botado lá no centro cirúrgico:



Vendo assim é um buraco bem grande que fazem mesmo. Assusta quem olha. Mas enquanto você está com o curativo feito, tudo bonitinho, não dói nada. Só dói mesmo na hora de trocar o curativo, que tem que ser feito todo dia. Eles tem que limpar toda essa parte interna, que nas primeiras semanas é carne viva, e isso é que faz com que doa tanto. Mas depois de feito o curativo, é bem tranquilo.

A parte de cuidar em casa eu fiz tudo como mandaram. Não deitei de barriga pra cima nem por decreto, não sentei também, comia em pé, mexia no computador em pé, tudo em pé. Mas passava a maior parte do tempo deitado, na verdade. E sempre deitado de barriga para baixo ou de lado.

No próximo post vou mostrar como estava minha cirurgia depois de 1 semana.

13 comentários:

  1. Quanto tempo você passou no hospital?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Fique no hospital apenas de um dia para o outro. Me internei a tarde, fiz a cirurgia no final da tarde e no outro dia no meio da tarde eu ja estava indo para casa.

    ResponderExcluir
  4. Amanhã vai ser minha vez de passar por esse processo pois vai ser o dia da minha cirurgia, quanto tempo vc levou pra se recuperar totalmente pra mim ter uma idéia de minha recuperação

    ResponderExcluir
  5. Tenho um pequeno caroço mais pequeno que um caroço de feijao pode ser um cisto?

    ResponderExcluir
  6. Meu marido entrou para operar 7:30 da manha será que ele ainda sai hj

    ResponderExcluir
  7. Quando você descreveu a agulha quase fui para o hospital , tenho pavor de agulhas.Kkkkkjjjkkk cada k é uma lágrima e cada j um soluço

    ResponderExcluir
  8. Terca feira e a minha vez tou com medo 😭

    ResponderExcluir
  9. Amanhã é minha vez espero sair do hospital no msm dia

    ResponderExcluir
  10. Eu tô com esse Cisto pilonidal, vendo esse post só fiquei desesperado kkk

    ResponderExcluir
  11. Estou com esse cisto o médico marcou os exames pré operatórios mais estou correndo atrás pra vê e acho um médico que faça a laser estou desesperado só de pensar em fazer com esse metodo kkk

    ResponderExcluir
  12. A cirurgia é feito acordado ou dormindo

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de fazer um relato da minha experiência com o intuito de ajudar quem está passando por esse problema e sem levantar nenhuma polêmica sobre os métodos cirúrgicos...
    Eu percebi os incômodos do cisto pilonidal já faz aproximadamente 3 anos e os últimos meses devido ao uso intenso de moto acabei tendo grandes momentos de muita dor e desconforto e comecei a pesquisar a fundo os tratamentos possíveis e vi que a cirurgia era a única opção e também vi diversos relatos sobre recidivas e vi que além de ser um processo cirúrgico também não existe nenhum método que impeça de acontecer novamente.
    Foi aí que eu decidi começar a intensificar um tratamento chamado auto- hemoterapia.
    Esse tratamento consiste na retirada do próprio sangue e aplicação logo em seguida no músculo, esse é um procedimento semanal.
    É um tratamento que gera alguns questionamentos de alguns profissionais da saúde, pois alegam que não há eficácia comprovada e que o efeito positivo é apenas placebo, porém eu sou uma pessoa cética pra determinados coisas e por ser da área de engenharia eu sempre busco pesquisar bastante antes de aceitar qualquer "verdade", então pelas diversas pesquisas que fiz, pelos diversos depoimentos e até mesmo os profissionais de saúde que conheço e fazem o uso da técnica e pelos diversos benefícios que eu já tive eu tenho certeza que a técnica de auto-hemoterapia funciona e não é placebo.
    Não tenho a intenção de descrever o procedimento aqui porque acho válido quem tiver interesse pesquisar e tirar as próprias conclusões, quero apenas descrever o que se refere ao cisto pilonidal...
    Inicialmente eu fazia a aplicação de 5 ml para melhorar a imunidade, e após o cisto começar a inflamar constantemente, resolvi mudar para 10 ml, que é o indicado para alguns processos inflamatórios.
    É bastante incoveniente, mas estou fazendo a depilação da região para evitar um novo acúmulo de pelos e juntamente com a auto-hemoterapia eu tive uma melhora de 90% em relação às inflamações e uma grande redução do tamanho do cisto.
    Essa melhora descrita é desde julho, mas como eu estava sofrendo processos inflamatórios constantes, acho importante relatar o quão benefício foi esse procedimento porque pode ser válido pra alguém que esteja passando por situação similar.
    Caso alguém queira mais informações, pode entrar em contato comigo pelo WhatsApp: (81) 99707-8110.
    Espero poder ajudar de alguma forma.

    ResponderExcluir