sábado, 15 de agosto de 2015

Resumo de todo o processo

Em resumo a cirurgia de cisto pilonidal é sofrida apenas na primeira semana após a cirurgia. Passando esse período é muito mais tranquilo para você se recuperar.

Dentre as principais dificuldades dessa cirurgia eu colocaria a anestesia raquidiana que sempre é ruim, e também a troca de curativos diários na primeira semana, que por se tratar de uma ferida recém aberta, o manuseio de gazes e ataduras nessa região é bem dolorida.

Espero que esse blog tenha tirado algumas dúvidas de algumas pessoas quanto a cirurgia de cisto pilonidal. Apesar das fotos parecerem ser meio assustadoras, no geral essa cirurgia não é tudo aquilo que parece ser.

Obrigado a todos que leram os meus posts aqui.

47 comentários:

  1. Fiz essa cirurgia tem 6 dias , e os curativos é uma dor absurda, tá muito difícil espero que passe logo , sobre alimentos cicatrizantes o que você comia ? É o curativo passava o que ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E O que você usou para fazer a depilação quando estava fechando ?

      Excluir
    2. Oi Carol, quanto à minha alimentação eu evitei comer coisas doces, e vi na internet que peixe ajuda a aumentar o poder de cicatrização, mas nem cheguei a comer peixe enquanto tava cicatrizando.

      Excluir
  2. Gostaria de saber que pomada tu usou e como eram os curativos. O meu é bem menor e faz 6 meses já e não fecha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu médico passou pomada pra você foi? O meu passou só um óleo

      Excluir
    2. O meu passou óleo dersani mas ta demorando demais.

      Excluir
    3. Eu fazia curativos uma vez por dia, mas botava bastante óleo dersani, e óleo de girassol também, se não me engano.

      Excluir
    4. Mas se já faz 6 meses e não fechou ainda, acho que você deveria ver com o seu médico. No meu caso eu já estava jogando futebol menos de 2 meses depois.

      Excluir
    5. Eu to usando KOLAGENAZEM ,esss que ta fechando o meu e to com 1 mes e 21 dias operada.

      Excluir
  3. Oi hoje faz uma semana que fiz a cirurgia o médico mandou fazer quatro vezes ao dia os curativos e com açúcar e tbm depois de uma semana colocar um gases no meio da cirurgia DOI pra caramba sério nunca passei por uma dor dessa vcs poderiam me ajudar
    O de vcs DOI tbm ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabrielly, a dor realmente é muito grande no começo. Mas no meu caso durou assim somente na primeira semana. A partir da segunda semana a dor já estava totalmente suportável.

      Excluir
  4. Oi hoje faz uma semana que fiz a cirurgia o médico mandou fazer quatro vezes ao dia os curativos e com açúcar e tbm depois de uma semana colocar um gases no meio da cirurgia DOI pra caramba sério nunca passei por uma dor dessa vcs poderiam me ajudar
    O de vcs DOI tbm ?

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou muito preocupada gente, meu esposo vai fazer essa cirurgia dentro de 1 mês. Estou com muita pena dele. Gostaria q vcs me esclarecessem uma dúvida, como é pra vcs evacuarem depois desse procedimento? O curativo não atrapalha? E como vcs se limpavam? É uma área muito complicada na minha opinião pq é muito próximo do ânus! E quanto ao risco de contaminação? Tô apavorada!

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou muito preocupada gente, meu esposo vai fazer essa cirurgia dentro de 1 mês. Estou com muita pena dele. Gostaria q vcs me esclarecessem uma dúvida, como é pra vcs evacuarem depois desse procedimento? O curativo não atrapalha? E como vcs se limpavam? É uma área muito complicada na minha opinião pq é muito próximo do ânus! E quanto ao risco de contaminação? Tô apavorada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso os curativos não atrapalharam, voltei a trabalhar c 15 dias..Comprei umas calças largas só p não apertar, limpava c soro e tem q tomar cuidado sim c as bactérias de fezes ...Quando ia no banheiro já tomava banho...Limpava o vaso sanitário c álcool

      Excluir
  7. Olá, hoje completa uma semana da cirurgia. Primeiros dias sangrava de escorrer pela perna. Consegui fazer número 2 no dia seguinte, para limpar foi aquele esquema cuidadoso de cima para baixo, mas só via sangue e mais sangue.
    Os curativos até hoje não foram doloridos, consigo me locomover pela casa mas com cautela. Esforços ou me agachar eu cortei da minha rotina. Já consigo deitar de bunda para baixo e ficar sentado 45° durante 2 horas por dia.
    Minha dúvida é o tempo de cicatrização, até parei de fumar. Uns falam de um mês outros um ano. Estou torcendo que cicatrize logo porque é aguniante esse negócio atrás de você.
    Ah e tive primeira relação sexual. Meio dolorido, vou evitar.
    O que mais me incomoda hoje é a preocupação de inflamar, sangramento e limpar o ânus.

    ResponderExcluir
  8. Meu filho tem 13anos e fez essa cirurgia. Está com 15 dias de operado, e está muito vermelho. Alguém sabe se é assim mesmo oi passou pot isso. Eu não vejo a hr de isso acabar. Obg

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma semana de operada. Fiquei impressionada com o tamanho da sua, a minha, se eu estiver em pé normalmente nem dá pra ver.

    Tinha muito medo mas achei bem tranquilo, depois da cirurgia já me viraram de barriga p cima, sentei normalmente. Os primeiros dias nem.parecia que eu tinha operado, nenhuma dor.

    Somente agora no 6 dia comecei sentir dores, bastante pontada. Faço curativo somente uma vez por dia, passo pomada e deixo a gase (tenho.dificuldade p colocar com tanta profundidade como a médica colocou, sinto dor) será que isso pode prejudicar?

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma semana de operada. Fiquei impressionada com o tamanho da sua, a minha, se eu estiver em pé normalmente nem dá pra ver.

    Tinha muito medo mas achei bem tranquilo, depois da cirurgia já me viraram de barriga p cima, sentei normalmente. Os primeiros dias nem.parecia que eu tinha operado, nenhuma dor.

    Somente agora no 6 dia comecei sentir dores, bastante pontada. Faço curativo somente uma vez por dia, passo pomada e deixo a gase (tenho.dificuldade p colocar com tanta profundidade como a médica colocou, sinto dor) será que isso pode prejudicar?

    ResponderExcluir
  12. Minha namorada fez a cirurgia faz 10 dias, porém o corte parece está mais largo e um pouco mais fundo do que há alguns dias atrás. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  13. Oi eu fiz essa cirurgia a 2 dias e estou indo bem até. Mesmo com dores eu posso caminhar normalmente, meu médico optou por colocar pontos na minha ferida e acho isso horrível Esta quente e os pontos coçam e a dor aparece e mal posso ficar sentado por muito tempo. Estou fazendo a limpeza e troca de curativos 3 vezes ao dia e devo dizer que esta saído muito sangue. Espero que o resto do tempo em recuperação seja menos dolorido. Logo começa as aulas e não quero perder meu primeiro dia de aula na faculdade. *-*.

    ResponderExcluir
  14. Estou no 29° dá cirurgia, não senti dor, somente aflição na hr dos curativos, todo dia vejo uma diferença enorme na cicatrização, acredito que mais uns 20 dia já esteja bem fechado no. Estou usando Spray Rifocina ele é ótimo!! Faço curativo a cada 12h, com 15 dias já voltei a trabalhar, dirigir. Quando fiquei sabendo que teria q fazer a cirurgia já imaginei q ficaria uns 3 meses sem fazer nada, graças a Deus foi bem tranquila a recuperação. Meu "buraco" cabia uma laranja e fiquei muito impressionada, parece q não vai fechar nunca...Depois dos 8/10 dias é incrível a cicatrização... Comi bastante verduras..Legumes..Frutas..
    E é isso aí..Graças a Deus tudo passa, e daqui uns dias vou rir de tudo isso...Rsrs e pior todos os parentes querendo vê seu buraco..Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro detalhe...higienizei minha casa toda.Onde sentava passava álcool.. Tem q limpar muito bem o buraco..Higienizar banheiros toda hr q for, toalhas sempre limpas, lençol,roupas pq é uma ferida enorme, as bactérias adoraria ficar ali e p pegar infecção é 2 segundos!

      Excluir
  15. Olá todo mundo, eu andei dando uma olhada nas perguntas anteriores para não fazer pergunta repetida, e o meu ferimento é igual ao de algumas.. depois de quase uma semana da cirurgia o médico mandou colocar açúcar no ferimento e lavar diretamente o lugar com o chuveirinho do banheiro (oq doi de mais), no entanto msm depois de uma semana após o começo do isso do açúcar eu voltei no consultório e ele fez uma limpeza direta, eu deitei na cama e ele ficou tirando oq ele disse ser resíduos de dentro do ferimento com o próprio dedo, nunca senti uma dor assim, e ele está falando q eu tenho q fazer isso de tirar com o dedo a cada dois dias, mais alguém teve q fazer isso? Pf me respondam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, na minha cirurgia os enfermeiros limpavam com gaze úmida a parte interna da cirurgia todos os dias, quando iam trocar de curativo. A dor realmente é inenarrável, ainda mais na primeira semana quando ainda não começou a cicatrizar direito e está praticamente em carne viva.

      Excluir
  16. Fiz a cirúrgia sábado 17.06 e o mais difícil é a dor no quadril e nas pernas de ficar deitada. O cisto foi pq mas ficou aberto a ferida. Em janeiro o meu filho fez e tirou um cisto de 9cm e levou 60 dias para fechar e a cicatrização ainda não está completa. Como o dele era enorme ficou de cama os 60 dias...acredito que o meu seja mais rápido...dúvida...posso subir escadas nesta situação?

    ResponderExcluir
  17. Gente, estou grávida de 4 meses. Tenho esse cisto há mais de 8 anos, estava me preparando para fazer a cirurgia descobri que estava grávida! Pior de tudo que desde que descobri a grávida já saiu 4x, e isso tá me acabando, meu medo é prejudicar meu bebe, não gosto nem de pensar! De uns anos pra cá esse cisto toda vez que aparece vem acompanhado de febre, muito cansaço, dor nas minhas nadegas. E agora com a gravidez parace que está bem pior. Alguém passando pela mesma situação que a minha???

    ResponderExcluir
  18. Como se faz os curativos? Tenho muita dúvida quanto a isso! Por favor me ajuda! Coloca soro dentro do buraco? E pra tirar tem que secar com a gaze? Depois deixa gaze limpa dentro do buraco e depois tampa com esparadrapo? Me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A enfermeira que está fazendo meus curativos lava com soro, depois seca tudo. Depois coloca a gaze; Inicialmente o médico recomendou embebedar a gaze com xilocaina gel pra dar uma anestesiada, alivia um pouco a dor.

      Excluir
  19. Renan. Hoje você sente algum incômodo na hora de sentar? Há algum resquício da cicatrização? Abraço, amigo, e obrigado pelo post. Ainda não fiz a cirurgia só de medo da raquidiana rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Depois que a cirurgia cicatrizou completamente eu não tive mais nenhum incomodo para sentar. Antes da cirurgia, dependendo da posição que eu me sentava, doía por conta do cisto inflamado. Agora não tem mais nada disso.

      Excluir
  20. Bom dia pessoal! Vocês usaram alguma pomada ou remédio pra ajudar na cicatrização ou foi 100% natural?

    ResponderExcluir
  21. Fiz essa cirurgia a doze dias tem 3 cm de comprimento e 2 cm p baixo foi tranquilo a cirurgia não sinto muitas dores mais o desconforto de ficar deitada e coça as vezes meu médico receitou dipirona pra dor e cetoprofeno por três dias em caso de dor forte ele pediu tbm p fazer banho de assento 3 vezes ao dia com água morna n consegui fazer mais tomo vários banhos por dia e deixo o chuveirinho escorrer na região vinte min três vezes ao dia fora os banhos depois de ir ao banheiro ele me receitou um sabonete proctoderm pra fazer a lavagem todos os banhos lavo com esse sabonete seco com a toalha e ponho três gase dobrada ao meio em cima do corte e só, até e minha filha de 9 anos que coloca a gase em mim não dói lavar nem colocar o curarivo.

    ResponderExcluir
  22. Fiz essa cirurgia a doze dias tem 3 cm de comprimento e 2 cm p baixo foi tranquilo a cirurgia não sinto muitas dores mais o desconforto de ficar deitada e coça as vezes meu médico receitou dipirona pra dor e cetoprofeno por três dias em caso de dor forte ele pediu tbm p fazer banho de assento 3 vezes ao dia com água morna n consegui fazer mais tomo vários banhos por dia e deixo o chuveirinho escorrer na região vinte min três vezes ao dia fora os banhos depois de ir ao banheiro ele me receitou um sabonete proctoderm pra fazer a lavagem todos os banhos lavo com esse sabonete seco com a toalha e ponho três gase dobrada ao meio em cima do corte e só, até e minha filha de 9 anos que coloca a gase em mim não dói lavar nem colocar o curarivo.

    ResponderExcluir
  23. Fiz essa cirurgia a doze dias tem 3 cm de comprimento e 2 cm p baixo foi tranquilo a cirurgia não sinto muitas dores mais o desconforto de ficar deitada e coça as vezes meu médico receitou dipirona pra dor e cetoprofeno por três dias em caso de dor forte ele pediu tbm p fazer banho de assento 3 vezes ao dia com água morna n consegui fazer mais tomo vários banhos por dia e deixo o chuveirinho escorrer na região vinte min três vezes ao dia fora os banhos depois de ir ao banheiro ele me receitou um sabonete proctoderm pra fazer a lavagem todos os banhos lavo com esse sabonete seco com a toalha e ponho três gase dobrada ao meio em cima do corte e só, até e minha filha de 9 anos que coloca a gase em mim não dói lavar nem colocar o curarivo.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Olá. Fiz a cirurgia a quase um ano e ainda tem um pequeno furo no local. Me preocupo poisso já faz tanto tempo e ainda não recuperou bem. Alguém sabe me dizer se isso é normal?
    Ele expurga um pouco de líquido e coça muito no local. Alguém pode me dar uma ajuda?

    ResponderExcluir
  26. Ola, fiz a cirurgia a 62 dias e a medica passou somente nebacetim dentro do cisto e por fora agora que deram 2 meses dersani porque a pele está muito ferida de tanto fazer curativo. Vocês passam o dersani dentro do buraco? A cicatrização vai mais rápido se fizer dessa forma?

    ResponderExcluir
  27. Oi fiz minha cirurgia terca feira faiz 3 semanas quando eu posso ter relações sexuais??eu posso comer arroz??

    ResponderExcluir
  28. Oi minha cirurgia vai fazer tres semanas que eu fiz.
    Quando posso ter relações sexuais

    ResponderExcluir
  29. Eu também fiz essa cirurgia e gostaria de saber ?

    ResponderExcluir
  30. Meu cisto esta um pouco inflamado para fazer a cirurgia e fiquei sabendo q ter relação sexual pode atrapalhar, queria saber se isso é verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi miha filha fez a cirugia a duas semanas e ja está quase toda cictrizada,fico peocupada porque acho que acicatrização está sendo rápida de mais. A médica receitou colagenase pomada e profenid comprimido, faço curativo 2 ou 3 vezes por dia tudo tranaquilo ela não sente muita dor

      Excluir
  31. Fiz essa mesma cirurgia e foi bem mais funda que o dele e está cicatrizando muito mais rápido. Não sei se foi pq eu me ajudei muito na recuperação ou foi sorte mas eu não senti nenhuma dorzinha durante a recuperação. Estou fechando 28 dias de recuperação e está quase fechado. Mudei todo meu cardápio pra acelerar minha recuperação. Eu sou gordo e meu médico falou que levaria 70 dias pra fechar e estão falando que com 35 irá fechar. Uma dica que eu dou, conhecem o amigo PLACEBO? pois então, o meu foi nunca ter visto o meu corte, eu sempre achei que era menor e quando eu vi a foto do rapaz aqui eu me assustei muito, se tivesse visto tenho certeza que demoraria mais pra fechar. Uma última dica: obedeçam os enfermeiro e técnicos de enfermagem, não obedeçam os médicos. Médicos sabem de constatar e resolver problemas, não sabem nada de recuperação. Abraço e grande blog, me ajudou muito.

    ResponderExcluir